segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Comissão organizadora da Conferência Estadual de Comunicação apresenta propostas na ALE-RR



Foto: Platão Arantes


A sessão ordinária da Assembleia foi transformada em Comissão Especial

para receber a comissão organizada da Conferência Estadual de Comunicação

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), atendendo uma solicitação do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Roraima (Sinjoper) e representantes do Fórum de Cultura do Estado, convocou a Conferência Estadual de Comunicação e na manhã desta quarta-feira, 21, a comissão organizadora esteve na Casa apresentando a proposta que será trabalhada durante o evento.

A sessão ordinária da ALE-RR foi transformada em Comissão Especial para receber a comissão organizada da Conferência Estadual de Comunicação e os trabalhos foram conduzidos pelo presidente da Casa, deputado Mecias de Jesus (PR).

A comissão organizadora da Conferência é composta pelos jornalistas Adriana Cruz, presidente da Comissão Organizadora; Edileuson Almeida, secretário geral; Cyneida Correia, membro da comissão executiva; e o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Roraima (Sinjoper), Gilvan Costa, representando pelo vice-presidente, Jailton Cordeiro.

O presidente da ALE-RR, deputado Mecias de Jesus, destacou a importância da realização da Conferência em Roraima, e afirmou que o Poder Legislativo tem todo interesse em levantar discussões que tratam de políticas públicas para a área de comunicação.

“Entendemos a importância da mídia e da comunicação de uma forma mais abrangente. Sabemos que a sociedade precisa se expressar e fazer conhecidos seus anseios e a comunicação tem um papel fundamental neste sentido. Por isso, não temos medido esforço para este evento acontecer e ter uma proporção singular em Roraima”, afirmou Mecias.

Em seu discurso, a jornalista Adriana Cruz explicou que a Conferência Estadual de Comunicação atende a um chamado do governo Federal para que os Estados realizem debates entre o pode público, a classe empresarial e a sociedade civil organizada sobre as políticas públicas voltadas para a área de comunicação.

Segundo a jornalista, é a primeira que acontece esse chamado, a exemplo de outros setores que já contam com esta ferramenta, como os setores de educação, saúde e segurança pública, que têm conferências próprias.

Em Roraima, a Conferência foi convocada pelo Poder Legislativo devido o Executivo Estadual ter perdido o prazo que era até o dia 15 de setembro. “Segundo resolução da Presidência da República, se o Executivo Estadual não chamasse a Conferência, essa responsabilidade passaria para o Poder Legislativo, o que aconteceu no dia 17 de setembro”, explicou Adriana.

A Conferência Estadual, que ainda não tem data definida, terá como tema 'Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital'. O evento conta com a colaboração da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Secretaria de Comunicação Social do governo do Estado, Sinjoper, Fórum Permanente de Cultura, Conselho Estadual de Cultura, Central Única dos Trabalhadores (CUT), Sessão Sindical dos Docentes da UFRR (Sesduf), Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragista de Roraima (ABDeC – Curta Roraima), Conselho Estadual de Psicologia, Universidade Virtual de Roraima (Univirr), Rede de Pontos de Cultura, Mídias Digitais e empresas de Comunicação.

Por Neuraci Soares.

Secom/ALE-RR.

Em 21/10/2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário