Foto: Ricardo Gomes
Foi realizada nesta terça-feira (13), no Palácio da Cultura, a Pré-Conferência Estadual de Comunicação, evento preparatório para a Conferência Estadual, que ocorrerá nos dias 5 e 6 de novembro. Debatedores e palestrantes abordaram temas que dizem respeito à democratização dos meios de comunicação, produção e distribuição de conteúdo em Roraima e no Brasil.
Representantes de movimentos sociais, sociedade civil, empresas de comunicação e do poder público participaram dos debates. O professor Edileuson Almeida, mestre em Comunicação, fez uma explanação geral sobre as questões de sistematização e metodologia do evento, passando rapidamente pelos três eixos temáticos: Produção de Conteúdo, Meios de Distribuição e Cidadania: direitos e deveres.
Na seqüência, palestrantes que integram a Comissão Organizadora da Conferência Estadual de Comunicação discorreram sobre os três eixos temáticos que dão as diretrizes das conferências estaduais e nacional. O presidente do Sindicatos dos Jornalistas Profissionais do Estado de Roraima (Sinjoper) Gilvan Costa falou sobre o tema geral da Conferência de Comunicação: “Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital”.
Mestre Edileuson Almeida ainda esclareceu dúvidas dos participantes sobre a paridade na eleição dos delegados. Explicou que qualquer cidadão pode participar da conferência, mas para ter direito a voz e voto precisa representar algum segmento por meio de uma entidade ou instituição. Gilvan Costa, por sua vez, disse da importância de se discutir a democratização dos meios de comunicação.
Responsável por falar sobre o eixo Produção de Conteúdo, Avery Veríssimo disse que a sociedade precisa dizer que tipo de comunicação quer, assim como exigir qualidade na programação das redes de televisão. Na sequência, Luiz Valério fez uma abordagem sobre a distribuição de conteúdo e disse ser necessária uma revisão no sistema de concessão de emissoras de rádio e tv, assim como a garantia da liberdade irrestrita na internet. “Esta é um território livre, onde qualquer cidadão pode produzir conteúdo e expressar seu pensamento”, assinalou.
A comunicóloga Antônia Costa falou sobre o eixo Cidadania: direitos e deveres. Ela disse que a sociedade e os movimentos sociais precisam se organizar para participar dos debates, de forma a fazer valer os seus direitos no que diz respeito à comunicação, conforme previsto na Constituição Federal. “É preciso que todos participem desse momento importante”, frisou.
Nesta quarta-feira (14) ocorre mais uma etapa preparatória para a Conferência Estadual de Comunicação. Trata-se da Conferência Virtual, que usará a plataforma de teleconferências da Universidade Virtual de Roraima (Univirr). A Conferência Virtual tem o objetivo de levar informações sobre o evento estadual para todo o interior do Estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário