sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Conferência Livre de Comunicação em Pacaraima




A Comissão Organizadora da Conferência Estadual de Comunicação (Confec-RR) realizou  no município de Pacaraima Conferência Livre de Comunicação, no domingo (8). Participaram os jornalistas Luiz Valério, representante do Fóum de Permanente de Cultura de Roraima (FPC-RR), Edgar Borges, das Mídias Digitais, a jornalista Cyneida Correia, representante das empresas de comunicação, o radialista Eduardo Figueiredo, presidente do Sindicato dos Radialistas, o professor Edileuson Aleida, representante da Universidade Federal de Roraima e Secretario Geral do CONFEC e a presidente da COE Adriana Cruz no desenvolvimento dos trabalhos. 


O nível das discussões foi muito bom. Ficou claro como essas cidades afastadas de Boa Vista estão desprovidas de meios de comunicação que possam lhes orientar a tomada de decisões no dia a dia. O desejo de que o município de Pacaraima tenha uma rádio comunitária foi externado de forma consensual pelos participantes.



A COE ficou sabendo que existem dois projetos de rádio comunitária para aquele município tramitando no Ministério das Comunicações. Um, na verdade, foi extinto por falta de interesse dos que entraram com o pedido de concessão inicialmente. O segundo, encabeçado por uma associação de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes está parado por falta de documentação. De posse dessa informação, a presidente da Comissão Organizadora da Confecom-RR, se comprometeu em conseguir uma assessoria jurídica para colaborar na organização da documentação necessária para que o processo volte a andar.



Ainda sobre este assunto, o presidente do Sindicato dos Radialistas Profissionais do Estado de Roraima Eduardo Figueiredo informou que o Ministério das Comunicações está prestes a liberar 23 concessões de rádios comunitárias para Roraima. Ele disse que, se esse problema da documentação for corrigido, a Associação de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes de Pacaraima poderá vir a ser contemplada com uma dessas concessões. Isso será realmente muito bom, caso ocorra de fato.



No que diz respeito às propostas apresentadas à Comissão Organizadora da Confec-RR, os participantes demonstraram grande preocupação em fazer valer o direito de informar e ser informado das minorias, como os povos indígenas, e com questões ligadas a práticas educativas nos meios de comunicação. 


Discussões do nível das que foram travadas no sábado e no domingo me dão a impressão e a esperança de que a sociedade brasileira está começando a acordar para refletir sobre os destinos que quer seguir, sempre com o pensamento voltado para a defesa do interesse coletivo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário