sábado, 21 de novembro de 2009

Mídias digitais e democracia são tema de mesa-redonda na Confec-RR

"Mídias digitais e diálogos democráticos". Esse foi o tema de uma das mesas-redondas realizadas ontem, sexta-feira (20), na noite de abertura da Conferência Estadual de Comunicação de Roraima. O debate teve como expositor o Mestre em Comunicação Social e professor de Jornalismo, Avery Veríssimo. Os debatedores foram os jornalistas Luiz Valério e Cyneida Correia. Os trabalhos foram mediados pelo também jornalista e sociólogo Edgar Borges.

Os participantes da mesa expuseram sua visão e conhecimentos sobre o impacto bas mídias digitais nos meios e processo de comunicação e o ganho que isso representa para o debate sobre democracia.

O professor Avery Veríssimo fez um apanhado histórico da evolução dos meios de produção e distribuição de conteúdo e do seu relacionamento com os indivíduos e com a sociedade. Falou do prejuízo que a concentração dos meios de comunicação entre grupos de poder político e econômico representa para a sociedade.

Professor e jornalista, Luiz Valério, que mantém o blog jornalístico Política com Pimenta, fez uma análise da importância das mídias digitais para a participação cidadã. Observou que com o advento de blogs e de microblogs, como o Twitter, os cidadão saíram do papel passivo de mero consumidor de conteúdo para o de produtor e difusor de informação.

O blogueiro chamou a atenção de estudantes de jornalismo para a importância dessas novas mídias para quem trabalha com informação. "Se bem usados, blog e Twitter pode ser um grande aliado na prática do nosso papel de profissional de comunicação", frisou.

Cyneida Correia, repórter e editora da versão Web do jornal Folha Boa Vista, fez um relato da sua experiência à frente desse trabalho e disse das mudanças ocorridas no relacionamento com os leitores desde que a versão web do matutino passou a interagir com o seu público. "recebemos denúncias, críticas e sugestão de pautas através dos comentários deixados pelos leitores na Folha Web", disse.

A jornalista destacou o fato de que devido a questões políticas, muitas pessoas ainda têm medo de se identificar, temendo represália, e, por isso, postam comentários anônimos que nem sempre podem ser "aproveitados" por quem gerencia o conteúdo da Folha Web. "Outro fato é que recebemos comentários com ofensas a pessoas e palavrões, aí não tem como colocá-los no ar", justificou.

Os participantes da mesa-redonda responderam a perguntas do público sobre o seu trabalho como jornalista e as mídias digitais e a aspectos ligados a conduta que os jornalistas devem ter diante dessa nova realidade da profissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário