terça-feira, 24 de novembro de 2009

Meta da Confecom foi promover debate amplo e democrático com a sociedade




As mesas temáticas contaram com a presença de dezenas de pessoas

A presidente da Comissão organizadora da 1ª Conferência, Adriana Cruz admitiu que a meta seja promover debate amplo e democrático com a sociedade como um todo.

De acordo com a jornalista, a participação social em todas as suas etapas e esferas será um marco e vai ajudar a comunicação a tomar novos rumos no Estado.

Temas como a discriminação da imagem do negro na TV, Mídias Digitais e Diálogos Democráticos e ausência de mídia na Região de Fronteira foram o pano de fundo de uma série de palestras realizadas na Confecom.

Em debate nas salas temáticas, a Mesa 1 discorreu sobre “A discriminação da Imagem do Negro na Mídia” com a palestrante Sheneville Araújo. A professora afirmou que houve uma melhora significativa do negro nas mídias em geral, mas que ainda hoje é possível encontrar o negro como estereótipo de algo inferior.

“O negro ainda sofre sendo classificado como suburbano, pobre e favelado, mas em contrapartida vem ganhando espaço substancial no mercado da comunicação” revela.

Na Mesa 2 “Mídias Digitais e Diálogos Democráticos” foi uma das mais visitadas. O tema contemporâneo trouxe à tona as novas tecnologias como ferramentas de trabalho para os profissionais de comunicação.

“Hoje é humanamente impossível trabalhar sem internet. É um grande aliado no que diz respeito à liberdade de informação” garante o professor Mestre Avery Veríssimo. Para ele a tendência mundial é de que a internet já é um mecanismo de democratização da informação que tem seu lado negativo. “O internauta está cada vez mais sem privacidade” alertou.

A Mesa 3 contou com a palestra sobre “A ausência de mídia na Região de Fronteira” que discorreu sobre a carência de veículos de comunicação nos municípios fronteiriços. “Em Pacaraima não existe nenhum veículo de comunicação brasileiro” lamentou Wirismar Ramos, jornalista e palestrante. Para ele é imprescindível que políticas públicas sejam voltadas para oportunizar e democratizar os meios de comunicação como direito a informação. “Todos têm direito garantido na Constituição Federal” concluiu.

Foram eleitos os delegados e suplentes por segmentos para representarem o Estado na Conferência Nacional onde serão apresentadas as propostas elaboradas nos três eixos temáticos.

Por Kátia Bezerra.

Secom/ALE-RR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário